Etarismo: A Jornada da Melhor Idade no Mundo dos Negócios

Entenda o que é o etarismo, como ele impacta o público 50+ no mercado de trabalho e como sua empresa pode combater esse preconceito e valorizar os talentos experientes!
banner do artigo

Precisa de inovação e transformação digital para o seu negócio?

Encontre os melhores especialistas aqui na SIS Innov & Tech!

Fale com a Nossa Equipe

O envelhecimento é um processo natural. Apesar disso, muitos discriminam as pessoas de mais idade, como se fossem incapazes ou inferiores e, no ambiente corporativo, não é diferente. Neste artigo, vamos explorar o que é o etarismo, os desafios enfrentados pela melhor idade no mundo dos negócios e como a sua empresa pode adotar práticas mais inclusivas nesse cenário!

Mas, afinal, o que significa etarismo?

Etarismo é um termo que se refere ao preconceito, discriminação ou estereótipos relacionados à idade de uma pessoa. De uma maneira geral, essa prática é mais comum em pessoas acima dos 50 anos.

Os desafios enfrentados pelo público 50+ no mercado de trabalho

A discriminação etária é um dos principais desafios com os quais esse grupo de pessoas precisa lidar, e no mercado de trabalho ela se relaciona quando subestimam a capacidade produtiva e as competências desse profissional.

Além disso, se deparam com problemas como desigualdade salarial, falta de reconhecimento de habilidades transferíveis e dificuldade de acesso a programas de formação adaptados às suas necessidades específicas.

Você pode gostar:

Precisa contratar profissionais qualificados? Fale com a Tech. Hunting

imagem do autor

Por: Equipe SIS

25 de April de 2024
Leia mais
capa do artigo

Como evitar o etarismo na sua empresa?

Entender que a idade não é um problema é o primeiro passo para a organização enxergar as oportunidades. Adotar práticas mais inclusivas e que valorizem a experiência e o conhecimento desses profissionais é essencial. Confira algumas delas para implementar na sua empresa:

  • Mentoria: Pesquisas apontam que programas de mentoria aumentam a satisfação no trabalho, a realização, o avanço na carreira e o comprometimento. Além de reduzir tensões geracionais, conectando diferentes faixas etárias e aproveitando a valiosa experiência e conhecimento dos colaboradores mais experientes;
  • Cultura de diversidade e inclusão: Promova uma cultura organizacional que valorize a diversidade em todas as suas formas. Celebre a contribuição de todos os funcionários e crie um ambiente onde todos se sintam respeitados e valorizados;
  • Entrevistas estruturadas: Utilize entrevistas estruturadas, com perguntas e avaliações baseadas em critérios objetivos. Isso ajuda na avaliação justa dos candidatos;
  • Recrutamento às cegas: Essa é uma prática em que as informações pessoais dos candidatos, como idade, gênero e etnia, são ocultadas durante o processo seletivo. Isso busca eliminar preconceitos inconscientes e garantir igualdade de oportunidades, priorizando apenas as habilidades, experiências e competências.

Você pode gostar:

Agilidade e assertividade: os maiores desafios da contratação

imagem do autor

Por: Equipe SIS

25 de April de 2024
Leia mais
capa do artigo

As vantagens de contratar pessoas 50+

Inclusão geracional

Inserir diferentes faixas etárias na sua organização promove a troca de ideias e experiências entre gerações, o que, consequentemente, aumenta a produtividade, a retenção de talentos e melhora a imagem da empresa.

Mais experiência de mercado

Profissionais que acumularam experiência em diversos cenários podem ser um diferencial estratégico para a empresa. Sua capacidade de prever os movimentos do mercado pode antecipar problemas e agilizar a busca por soluções.

Redes de contato

Com o tempo, profissionais experientes constroem uma ampla rede de contatos. Essas conexões podem gerar oportunidades de negócios, parcerias e até mesmo novos clientes.

Como a Tech. Hunting pode ajudar a sua empresa na contratação desses profissionais?

Por meio de um serviço humanizado, feito de pessoas para pessoas, contamos com um time altamente qualificado em avaliar as habilidades comportamentais e técnicas, identificando assim o perfil ideal para a vaga que a sua empresa procura.

Além de replicar o nosso processo de recrutamento às cegas, que garante uma avaliação justa e imparcial dos candidatos, também oferecemos programas de diversidade voltados para esse público.

Se você tem interesse em conhecer melhor a Tech. Hunting, fale com a gente que vamos te auxiliar durante todo o processo.

Saiba mais sobre a Tech. Hunting!
Fale com a Nossa Equipe
Article Author profile

Autor:

Equipe SIS

Um time apaixonado por novidades e tecnologia!

Conteúdos Relacionados
imagem artigo
Como utilizar a tecnologia de forma estratégica para as empresas
authorPor: Time SIS
Veja neste artigo como a sua empresa pode adotar a tecnologia de forma estratégica para alcançar seus objetivos e se destacar no mercado.
leia mais

6 estratégias de segurança de dados que vão ajudar a sua empresa a se prevenir
leia mais

Relatório de Equidade Salarial do MTE
leia mais

Como utilizar o chatbot da melhor maneira
leia mais